Sexta-feira, dia 12/12/2014
Local: Anfiteatro da Reitoria (Área Sul da UFSCar)
19h – Abertura
Prof. Dr. Nelson
Viana
Universidade Federal
de São Carlos
19h10 - 19h50 -
Palestra de Abertura
A RENEGOCIAÇÃO DO PODER EM UMA SALA DE AULA DE PLE EM MACAU:
PROFESSORA E ALUNOS MUDANDO DE POSICIONAMENTOS DURANTE ATIVIDADES EM SALA DE
AULA
Prof. Dr. Ricardo Moutinho Rodrigues da Silva (Universidade de
Macau)
19h50 – 20h10
PLANEJAMENTO TEMÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE MATERIALIZAÇÃO DE
ABORDAGEM COMUNICATIVA NO ENSINO DE PLE
Aline Cristina
Polin, Amanda Guimarães e Prof. Me. Juscelino da Silva Sant'Ana (UFSCar)
20h15 – 20h35
FOLCLORE E INFÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL
DIDÁTICO PARA O NÍVEL BÁSICO II - FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS
Gabriel Dangió
e Simone Pereira (UFSCar)
20h40 – 21h
ANÁLISE DE
ESTEREÓ(TIPOS) BRASILEIROS EM PRODUÇÕES TEXTUAIS ESCRITAS POR HISPANO-FALANTES
Lucas Henrique
Xavier da Costa Firmino e Vania de Oliveira (UFSCar)
21h05 – 21h25
DESAFIOS E SUPERAÇÕES NA SALA DE AULA DE PORTUGUÊS LÍNGUA
ESTRANGEIRA
Natália dos Reis e
Nelson de Oliveira (UFSCar)
21h30 – 21h50
“TU/VOCÊ” E “NÓS/A
GENTE” NUM LIVRO DE PLE
Leonardo Arctico
Santana (Unesp-Araraquara)
21h55 – 22h15
A IMPORTÂNCIA DE INSUMOS EM UMA AULA DE LE: ALGUMAS REFLEXÕES E
CONSIDERAÇÕES
Gabriel Gonçalves de
Freitas (UFSCar)
Sábado, dia
13/12/2014
Local: Auditório Bento Prado (Área Norte da UFSCar)
9h10 – 9h30
O INGLÊS COMO “LÍNGUA DE SUPORTE” AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE
PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS INICIANTES FALANTES DE LÍNGUAS
NÃO-ROMÂNICAS
Gustavo Primo e
Paula Ferraz Pacheco (UFSCar)
9h35 – 9h55
COMPARAÇÕES DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Adelini Matioli e
Ariane Oliveira (UFSCar)
10h – 10h20
ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA COM FOCO NA ABORDAGEM
COMUNICATIVA
Paula Martinez
Domingues (UFSCar)
10h30 - Intervalo –
Café
10h45 – 10h55
REFLETINDO SOBRE A
PRÓPRIA PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PLE: DA ABORDAGEM ESTRUTURAL À
ABORDAGEM COMUNICATIVA
Profa. Ma. Helena
Boschi (UFSCar)
10h55 – 11h15
ABORDAGEM
COMUNICACIONAL EM AULAS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
Tainara Agostini e
Cassius Nakabashi (UFSCar)
11h20 – 11h30
A ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE
ESPANHOL EM CONTEXTO DE IMERSÃO COMO ATIVIDADE TEÓRICO-CRÍTICA
Yuri Lavandoski
Amato (UFSCar)
11h35 – 11h55
EXPECTATIVAS SOBRE FORMAS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE PLE
Renan Righi e Sara
Braga (UFSCar)
12h – 12h20
REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NA SALA DE AULA DE PLE PARA
APRENDIZES CHINESES
Cintia Severino,
Leonardo Santana, Anaí Barbieri e Letícia Marques (UNESP-Araraquara)
12h25 – 12h35
AUTOAVALIAÇÃO COMO PROMOTORA DO APRENDIZADO E SEU IMPACTO NO ENSINO
DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA
Giovana Nicolini
Milozo (UFSCar)
12h40 – 12h50
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS A FALANTES DE
ESPANHOL: CONSTATAÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÕES
Rafaela Silva de
Souza (UFSCar)
12h55 – 13h25 – Mesa
Redonda de encerramento
COMPETÊNCIAS E AVALIAÇÃO NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
REFLEXÕES ACERCA DO PLANEJAMENTO DE CURSO PREPARATÓRIO PARA O
CELPE-BRAS: DISCUSSÕES SOBRE TAREFA COMUNICATIVA NA PERSPECTIVA DO FUTURO
EXAMINANDO
Profa. Ma Marina
Ayumi Izaki (UFSCar)
REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE COMPETÊNCIA DE PROFESSORES DE PLE:
UMA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA
Prof. Me. Juscelino
da Silva Sant'Ana (UFSCar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário