Programação

Sexta-feira, dia 12/12/2014

Local: Anfiteatro da Reitoria (Área Sul da UFSCar)

19h – Abertura
Prof. Dr. Nelson Viana
Universidade Federal de São Carlos

19h10 - 19h50 - Palestra de Abertura

A RENEGOCIAÇÃO DO PODER EM UMA SALA DE AULA DE PLE EM MACAU: PROFESSORA E ALUNOS MUDANDO DE POSICIONAMENTOS DURANTE ATIVIDADES EM SALA DE AULA
Prof. Dr. Ricardo Moutinho Rodrigues da Silva (Universidade de Macau)

19h50 – 20h10
PLANEJAMENTO TEMÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE MATERIALIZAÇÃO DE ABORDAGEM COMUNICATIVA NO ENSINO DE PLE
Aline Cristina Polin, Amanda Guimarães e Prof. Me. Juscelino da Silva Sant'Ana (UFSCar)

20h15 – 20h35
FOLCLORE E INFÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O NÍVEL BÁSICO II - FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS
Gabriel Dangió  e Simone Pereira (UFSCar)

20h40 – 21h
ANÁLISE DE ESTEREÓ(TIPOS) BRASILEIROS EM PRODUÇÕES TEXTUAIS ESCRITAS POR HISPANO-FALANTES
Lucas Henrique Xavier da Costa Firmino e Vania de Oliveira (UFSCar)

21h05 – 21h25
DESAFIOS E SUPERAÇÕES NA SALA DE AULA DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA
Natália dos Reis e Nelson de Oliveira (UFSCar)

21h30 – 21h50
“TU/VOCÊ” E “NÓS/A GENTE” NUM LIVRO DE PLE
Leonardo Arctico Santana (Unesp-Araraquara)

21h55 – 22h15
A IMPORTÂNCIA DE INSUMOS EM UMA AULA DE LE: ALGUMAS REFLEXÕES E CONSIDERAÇÕES

Gabriel Gonçalves de Freitas (UFSCar)


Sábado, dia 13/12/2014

Local: Auditório Bento Prado (Área Norte da UFSCar)

9h10 – 9h30
O INGLÊS COMO “LÍNGUA DE SUPORTE” AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA ALUNOS INICIANTES FALANTES DE LÍNGUAS NÃO-ROMÂNICAS
Gustavo Primo e Paula Ferraz Pacheco (UFSCar)

9h35 – 9h55
COMPARAÇÕES DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Adelini Matioli e Ariane Oliveira (UFSCar)

10h – 10h20
ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA COM FOCO NA ABORDAGEM COMUNICATIVA
Paula Martinez Domingues (UFSCar)


10h30 - Intervalo – Café


10h45 – 10h55
REFLETINDO SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE PLE: DA ABORDAGEM ESTRUTURAL À ABORDAGEM COMUNICATIVA
Profa. Ma. Helena Boschi (UFSCar)


10h55 – 11h15
ABORDAGEM COMUNICACIONAL EM AULAS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS
Tainara Agostini e Cassius Nakabashi (UFSCar)

11h20 – 11h30
A ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE ESPANHOL EM CONTEXTO DE IMERSÃO COMO ATIVIDADE TEÓRICO-CRÍTICA
Yuri Lavandoski Amato (UFSCar)

11h35 – 11h55
EXPECTATIVAS SOBRE FORMAS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DE PLE
Renan Righi e Sara Braga (UFSCar)

12h – 12h20
REFLEXÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NA SALA DE AULA DE PLE PARA APRENDIZES CHINESES
Cintia Severino, Leonardo Santana, Anaí  Barbieri e  Letícia Marques (UNESP-Araraquara)

12h25 – 12h35
AUTOAVALIAÇÃO COMO PROMOTORA DO APRENDIZADO E SEU IMPACTO NO ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA
Giovana Nicolini Milozo (UFSCar)

12h40 – 12h50
O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS A FALANTES DE ESPANHOL: CONSTATAÇÕES A PARTIR DE UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÕES
Rafaela Silva de Souza (UFSCar)


12h55 – 13h25 – Mesa Redonda de encerramento
COMPETÊNCIAS E AVALIAÇÃO NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS


REFLEXÕES ACERCA DO PLANEJAMENTO DE CURSO PREPARATÓRIO PARA O CELPE-BRAS: DISCUSSÕES SOBRE TAREFA COMUNICATIVA NA PERSPECTIVA DO FUTURO EXAMINANDO
Profa. Ma Marina Ayumi Izaki (UFSCar)

REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE COMPETÊNCIA DE PROFESSORES DE PLE: UMA PERSPECTIVA DA LINGUÍSTICA APLICADA
Prof. Me. Juscelino da Silva Sant'Ana (UFSCar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário